Sobre o e-book: Ensino de línguas materna e estrangeira: um espaço para o debate

Este ano, tive o prazer de organizar, junto aos colegas Moises Batista e Gilson Chicon, o e-book: Ensino de línguas materna e estrangeira: um espaço para o debate. 

Na verdade, essa iniciativa foi fruto do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sobre a liderança do professor Dr. José Roberto Alves Barbosa. 

Este grupo compreende três linhas de concentração: 1- Discurso, enunciação e argumentação; 2- Ensino de línguas e 3- Literatura e sociedade. Visando socializar as pesquisas desenvolvidas pelos membros que as compõem, em 2014 foi lançado o primeiro e-book, Literatura e sociedade: contemporaneidades, com vistas às investigações da terceira linha. Em 2015, para atender aos trabalhos desenvolvidos pela linha 2, foi que organizamos este e-book que abrange as três habilitações (português, inglês e espanhol) do curso de Letras da UERN. 

No total, temos onze artigos que tratarão de apresentar perspectivas para o ensino de língua materna e estrangeira. Por esta razão o e-book está dividido em duas partes: Sobre língua materna e Sobre língua estrangeira.

Nessa segunda parte, publiquei um artigo ‘Crenças dos professores de espanhol sobre o papel do texto literário para o ensino e aprendizagem da língua’ em parceria com minhas orientadas Ana Carla Azevedo e Renata Costa. Nele, traçamos um panorama histórico sobre a noção teórica de crenças e apresentamos os resultados de pesquisa que focalizou as crenças de professores de língua espanhola sobre o papel do texto literário em suas práticas pedagógicas.


Interessados no e-book completo clicar aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas