Sobre o e-book: Ensino de línguas materna e estrangeira: um espaço para o debate
Este
ano, tive o prazer de organizar, junto aos colegas Moises Batista e Gilson
Chicon, o e-book: Ensino de línguas materna e estrangeira: um espaço para
o debate.
Na verdade, essa
iniciativa foi fruto do Grupo de
Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL) da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte (UERN), sobre a liderança do professor Dr. José Roberto Alves
Barbosa.
Este grupo compreende três linhas de concentração: 1- Discurso,
enunciação e argumentação; 2- Ensino de línguas e 3- Literatura e sociedade.
Visando socializar as pesquisas desenvolvidas pelos membros que as compõem, em
2014 foi lançado o primeiro e-book, Literatura
e sociedade: contemporaneidades, com vistas às investigações da terceira
linha. Em 2015, para atender aos trabalhos desenvolvidos pela linha 2, foi que
organizamos este e-book que abrange as três habilitações (português, inglês e
espanhol) do curso de Letras da UERN.
No
total, temos onze artigos que tratarão de apresentar perspectivas para o ensino
de língua materna e estrangeira. Por esta razão o e-book está dividido em duas
partes: Sobre língua materna e Sobre língua estrangeira.
Nessa segunda parte, publiquei um artigo ‘Crenças dos
professores de espanhol sobre o papel do texto literário para o ensino e
aprendizagem da língua’ em parceria com minhas orientadas Ana
Carla Azevedo e Renata Costa. Nele, traçamos um panorama histórico sobre a noção
teórica de crenças e apresentamos os
resultados de pesquisa que focalizou as crenças de professores de língua
espanhola sobre o papel do texto literário em suas práticas pedagógicas.
Interessados no e-book completo clicar aqui.
Comentários
Postar um comentário