MINICURSOS, OFICINAS, etc.
TRATAMENTO
DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO SOB A PERSPECTIVA DA LATINIDADE
Esta foi a conferência de encerramento do VII COLOQUIO DO GEPPELE ocorrida no dia 17 de dez. de 2024:
Para acesso à apresentação, clicar AQUI.
_________________________________________________________________________________
PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUNS SABERES NECESSÁRIOS A SUA FORMAÇÃO
Esta conferência de 3h ocorreu no dia 15 de jul. de 2024 para atender uma das demandas do Projeto ME EXPLICA, ME ENSINA da UFRN coordenado pela prof Izabel Nascimento.
Acesso aos slides dessa apresentação AQUI.
___________________________________________________________________________________
TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO COM VISTAS À LATINIDADE
Esta oficina foi apresentada durante o I CICLO DE OFICINAS FORMATIVAS DO PIBID LÍNGUA ESPANHOLA (CAPF) no dia 19 de março de 2024 no formato online durante 2h.
Para acesso à essa apresentação, clicar AQUI.
___________________________________________________________________________________
TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO COM VISTAS À LATINIDADE
Este minicurso foi promovido pelo Subprojeto do Residência Pedagógica de Letras – Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras da Faculdade de Letras e Artes – FALA/UERN, via Google Meet, ocorrido em 05 de agosto de 2023, com duração de 03 horas.
Para acesso à apresentação, clicar AQUI.
___________________________________________________________________________________
O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO.
Esta palestra ocorreu durante o III Encontro de Pesquisa e formação docente das Licenciaturas em Letras do CNAT, às 14h do dia 19 de julho de 2023 no Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Acesso aos slides dessa apresentação AQUI.
___________________________________________________________________________________
O TRATAMENTO DIDÁTICO DO TL PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Esta conferência ocorreu em abril de 2023 e foi destinada ao público de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Confira a apresentação AQUI.
___________________________________________________________________________________
O LUGAR DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS LITERÁRIOS
Este minicurso foi ministrado durante o IX CONGRESO NORDESTINO ocorrido na UFC nos dias 19 a 21 de out. de 2022.
Resumo: A partir de um recorte de tese onde se investigou - nas seções destinadas à habilidade leitora de todos os livros didáticos de espanhol indicados pelo Guia do PNLD/2018 - as questões atinentes à leitura dos textos literários e ao conceito de latinidade, e ste minicurso tem como objetivo, além de socializar os resultados obtidos neste estudo, apresentar sugestões para o desenvolvimento de uma prática de leitura com vistas à latinidade. Trazer essa discussão à tona se faz necessário porque, enquanto professores de língua espanhola em continente americano, não é possível que se silencie os eventos e cenários que correspondem ao contexto da América Latina quando se tem nas mãos a leitura de um texto literário (TL). Ainda mais quando, atualmente, o governo federal adota uma política educacional que limita a oferta de apenas uma língua estrangeira, o inglês, idioma que representa os interesses norte-americanos no nosso continente. Portanto, neste contexto de resistência do ensino de língua espanhola, faz-se necessário a promoção de discussões em torno ao cenário latino-americano e que se faça uso da literatura em seus mais variados gêneros para este fim. Desse modo, é possível construir uma educação com vistas à liberdade, pois quando se tem ciência de que o povo é oprimido, é quando se formam cidadãos críticos, reflexivos e autônomos. Para isto, no que se refere às questões que envolvem a leitura literária serão trazidas as concepções de Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002), Solé (2009), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) e, para tratar de questões referentes à latinidade e sua literatura, as concepções de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Rama (1979), Cáceres (1980), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006).
Palavras-chave: Leitura; Texto literário; Latinidade.
Acesso aos slides dessa apresentação AQUI.
Mesa-redonda: O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO DE E/LE: AÇÕES PREVISTAS E AÇÕES REALIZADAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO.
Esta mesa esteve distribuída em 3 contextos. No meu caso, fiquei responsável pelo contexto: Coleções de livros para o ensino de espanhol sugeridas pelo Guia do PNLD/2018.
Ver os slides de toda a mesa AQUI.
__________________________________________________________________________________
TRATAMENTO DIDÁTICO DO TL COM VISTAS À LATINIDADE
Resumo: Este minicurso tem como objetivo discutir e apresentar sugestões para o desenvolvimento de uma prática de leitura, a partir de textos literários (TL), com vistas à latinidade. Esta proposta advém de um recorte de tese onde se investigou, nas seções destinadas à habilidade leitora de todos os livros didáticos de espanhol indicados pelo Guia do PNLD/2018 para o ensino médio, as questões atinentes ao conceito de latinidade. Trazer essa discussão à tona se faz necessário porque, enquanto professores de língua espanhola em continente americano, não é possível que se silencie os eventos e cenários que correspondem ao contexto da América Latina quando se tem nas mãos a literatura. Ainda mais quando, atualmente, o governo federal adota uma política educacional que limita a oferta de apenas uma língua estrangeira, o inglês, idioma que representa os interesses norte-americanos no nosso continente. Portanto, neste contexto de resistência do ensino de língua espanhola, faz-se necessário a promoção de discussões em torno ao cenário latino-americano e que se faça uso da literatura em seus mais variados gêneros para este fim. Desse modo, é possível construir uma educação com vistas à liberdade, pois quando se tem ciência de que o povo é oprimido, é quando se formam cidadãos críticos, reflexivos e autônomos. Para isto, no que se refere às questões que envolvem a leitura literária serão trazidas as concepções de Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002), Solé (2009), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) e, para tratar de questões referentes à latinidade e sua literatura, as concepções de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Rama (1979), Cáceres (1980), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006).
Palavras-chaves:
Língua espanhola; Texto literário; Leitura; Latinidade.
Acesso aos slides AQUI.
____________________________________________________________________
WEBINÁRIO: O tratamento didático de textos literários nos livros do PNLD
No dia 28 de outubro/2021, o Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Leitura e (Re)Leitura do Mundo (GPLEER) que eu faço parte, realizou 4º Webinário, em comemoração aos 10 anos de pesquisas do grupo, e abordará “O tratamento didático de textos literários nos livros do PNLD”. Na ocasião, a profª Dra. Gleicyane Feitosa Gomes Torres (IFCE) e a profª Dra. Regiane Santos Cabral de Paiva (UERN) socializaram seus resultados de pesquisa. No meu caso. O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube do GPLEER, às 19h.
Neste webinário socializei os resultados da minha pesquisa de tese. Acesso ao material AQUI.
___________________________________________________________________________________
AS PRÁTICAS DE LEITURA POR MEIO DOS TEXTOS LITERÁRIOS NOS MANUAIS DE ESPANHOL DO PNLD/2018.
Este trabalho foi apresentado para a Mesa-redonda 3 (15h30min às 17h30min): O tratamento didático da literatura nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) em ocasião do evento virtual: IV COLÓQUIO DO GPLEER ocorrido no dia 11 de nov. de 2020.
Acesso
aos slides da minha apresentação AQUI.
_________________________________________________________________________________
TRATAMENTO
DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO PARA A PRÁTICA DE LEITURA
Este
minicurso foi promovido pelo Subprojeto do Residência Pedagógica de Letras –
Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras da Faculdade de Letras
e Artes – FALA/UERN, via Google Meet, ocorrido em 10 de junho de 2021, com
duração de 03 horas.
Slides
da apresentação AQUI.
USO
DO TEXTO LITERÁRIO ENQUANTO MATERIAL DIDÁTICO: REFLEXÃO E PRÁTICA PARA O ENSINO
DE LÍNGUAS
Este minicurso tem o propósito de socializar a experiência e o resultado de uma ação extensionista onde ofertamos cursos e oficinas para professores de espanhol do ensino médio da rede pública de Mossoró. Nesta ação, propusemos os cursos para mostrar algumas pesquisas desenvolvidas com o Texto Literário (TL) enquanto ferramenta de ensino para a aprendizagem em língua espanhola e questões relativas ao gênero literário e material autêntico. Por meio de oficinas, sugerimos atividades a serem aplicadas em sala de aula onde o TL possa ser explorado para trabalhar qualquer conteúdo proposto nos dois manuais didáticos de língua espanhola das escolas estes professores atuam. Neste sentido, por meio deste minicurso, nossos cursistas terão a oportunidade de ter contato com referencial bibliográfico relativo ao tema, bem como às atividades que foram elaboradas para cada unidade dos dois manuais didáticos (Enlaces e Cercanía) tendo como objeto de ensino o TL.
Minicurso apresentado em ocasião do II
SINALLE/2016 (23 a 35 de novembro)
__________________________________________________________________________
Ementa: O minicurso se norteará pelos seguintes aspectos: sobre o real significado do verbo ensinar (FREIRE, 1998); competência docente (PERRENOUD, 2001; ALONSO, 2003) e dimensões de ensino de uma língua (MARTINEZ, 2009; AMEIDA FILHO, 2008). Com a união destes aspectos sugere-se uma prática pedagógica de ensino de línguas que desperte no professor um interesse pelas etapas constituintes do seu âmbito profissional: o antes, o durante e o depois da aula.
PROPONENTE: Regiane S. Cabral de Paiva
Evento: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura
Comentários
Postar um comentário