MINICURSOS E OFICINAS

ENSEÑANZA DE GRAMÁTICA EN CLASE DE LENGUA ESPAÑOLA EN NIVEL INICIAL: UN ABORDAJE CONSTRUCTIVISTA Y REFLEXIVO 


Una de las cuestiones más complejas respecto a la enseñanza de lengua española es la forma con que se deben abordar determinados contenidos gramaticales en nivel inicial. Generalmente, se presenta primero, a los alumnos, el contenido y sus reglas, sin antes provocar una reflexión sobre su uso y función de forma constructivista, eso porque, muchas veces, el profesor de lengua cree que la enseñanza de gramática ya se ha consolidado de tal forma como una práctica mecánica y “bancária”, que poco se puede hacer para cambiarlo. Sin embargo, es posible apoyarse en dos principios antes de abordar determinado contenido: el constructivismo, que propone la participación activa del alumno en el proceso del aprendizaje, y la gramática reflexiva, que parte de la reflexión con base en el conocimiento intuitivo de los mecanismos de la lengua para llegar al dominio consciente de sus recursos.  A partir de esas perspectivas, este cursillo tendrá por objetivo presentar algunas estrategias de enseñanza dirigidas al estudio de algunos contenidos gramaticales aplicados a estudiantes brasileños en clases de español en nivel inicial. 

Oficina apresentada  no VII Congresso Nordestino de Espanhol, celebrado em Natal, RN, durante o período de 22/05/2018 a 25/05/2018 no IFRN. 
Clique AQUI para acesso aos slides. 

__________________________________________________________________________________


USO DO TEXTO LITERÁRIO ENQUANTO MATERIAL DIDÁTICO: REFLEXÃO E PRÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Este minicurso tem o propósito de socializar a experiência e o resultado de uma ação extensionista onde ofertamos cursos e oficinas para professores de espanhol do ensino médio da rede pública de Mossoró. Nesta ação, propusemos os cursos para mostrar algumas pesquisas desenvolvidas com o Texto Literário (TL) enquanto ferramenta de ensino para a aprendizagem em língua espanhola e questões relativas ao gênero literário e material autêntico. Por meio de oficinas, sugerimos atividades a serem aplicadas em sala de aula onde o TL possa ser explorado para trabalhar qualquer conteúdo proposto nos dois manuais didáticos de língua espanhola das escolas estes professores atuam. Neste sentido, por meio deste minicurso, nossos cursistas terão a oportunidade de ter contato com referencial bibliográfico relativo ao tema, bem como às atividades que foram elaboradas para cada unidade dos dois manuais didáticos (Enlaces e Cercanía) tendo como objeto de ensino o TL.

Minicurso apresentado em ocasião do II SINALLE/2016 (23 a 35 de novembro) 
Clique aqui para ter acesso aos slides. 

___________________________________________________________________________________

MATERIAL LITERÁRIO EM AULAS DE E/LE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Este minicurso foi o resultado de um apanhado dos artigos que já publiquei sobre a relação entre texto literário e ensino de língua.  

Período de realização: 06 e 07 de junho/2013 na Faculdade de Letras e Artes da UERN durante o evento em homenagem a Saussure.

Para ter acesso aos slides apresentados durante o minicurso CLIQUE AQUI.

__________________________________________________________________________________

MINICURSO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA: QUANDO O SABER LINGUÍSTICO NÃO É SUFICIENTE*

Nosso minicurso pretende instigar uma reflexão sobre a relação entre práticas pedagógicas e ensino de línguas, tendo em vista que existe uma falsa crença de que aquele profissional dotado de conhecimentos linguísticos, culturais ou que possui uma grande quantidade de títulos, ou ainda, que tenha vivido experiências no exterior, garante o sucesso do ensino e da aprendizagem da LE. Por outro lado, apesar de todos esses requisitos, constatamos, por meio de conversas informais com estudantes de língua espanhola de diferentes níveis e cursos, incluindo o comunicativo e o superior, que por muitas vezes perdiam o estímulo de estudar a língua porque o professor não “sabia ensinar”. Esta inquietação motivou a que procurássemos reforço nas teorias estudadas no curso de Pedagogia a fim de contribuir com uma melhor formação do professor de língua estrangeira/espanhola. Somando os universos, pedagógico e metodológico, esperamos contribuir para uma prática de ensino de língua mais consistente e humana.

*Minicurso apresentado durante o II Colóquio do Geppele na UFC (21.11.2013)
CLIQUE AQUI para ter acesso aos slides da apresentação.

__________________________________________________________________________________________

MINICURSO: O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Ementa: Neste minicurso discutiremos questões relacionadas ao ensino de literatura abordando aspectos teóricos e práticos acerca do trabalho realizado com obras literárias nas escolas e, enfatizando os principais desafios que os professores de língua materna enfrentam no que se refere a inserção de textos literários nas salas de aula. Destacaremos ainda, a importância do letramento literário para formação de leitores, apresentamos uma proposta de trabalho com uma obra literária que poderá ser desenvolvida na educação básica. Para tanto, nos embasaremos nos pressupostos de Cosson (2009), Martins (2006), Antunes (2009), Sampaio (2008), Villardi (1997), entre outros estudiosos que refletem sobre a leitura literária e o ensino de literatura.

Evento: IV SETEPE- Semana de estudo, teorias e práticas educaticas-
Data: 16 e 17/02/2012.
Proponentes:
Maria Gorete Paulo Torres – Aluna Regular do Mestrado em Letras- PPGL/CAMEAM/UERN
Regiane Santos Cabral de Paiva – Aluna Regular do Mestrado em Letras- PPGL/CAMEAM/UERN
Maria Lúcia Pessoa Sampaio – Professora do PPGL/CAMEAM/UERN
Clique AQUI para ter acesso aos slides dessa apresentação

___________________________________________________________________________________

Minicurso: PRÁTICA PEDAGÓGICA E ENSINO DE LÍNGUAS

Ementa: O minicurso se norteará pelos seguintes aspectos: sobre o real significado do verbo ensinar (FREIRE, 1998); competência docente (PERRENOUD, 2001; ALONSO, 2003) e dimensões de ensino de uma língua (MARTINEZ, 2009; AMEIDA FILHO, 2008). Com a união destes aspectos sugere-se uma prática pedagógica de ensino de línguas que desperte no professor um interesse pelas etapas constituintes do seu âmbito profissional: o antes, o durante e o depois da aula.  

PROPONENTE: Regiane S. Cabral de Paiva

Evento: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura

Data: De 11 a 13 de agosto de 2010 – Pau dos Ferros/RN – Brasil
Clique AQUI  para acesso aos slides. 

Comentários

Postagens mais visitadas