MINICURSOS, OFICINAS, etc.

TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO SOB A PERSPECTIVA DA LATINIDADE

Esta foi a conferência de encerramento do VII COLOQUIO DO GEPPELE ocorrida no dia 17 de dez. de 2024:



Para acesso à apresentação, clicar AQUI

_________________________________________________________________________________

PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUNS SABERES NECESSÁRIOS A SUA FORMAÇÃO

Esta conferência de 3h ocorreu no dia 15 de jul. de 2024  para atender uma das demandas do Projeto  ME EXPLICA, ME ENSINA da UFRN coordenado pela prof Izabel Nascimento. 


Acesso aos slides dessa apresentação AQUI

___________________________________________________________________________________

TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO COM VISTAS À LATINIDADE 

Esta oficina foi apresentada durante o  I CICLO DE OFICINAS FORMATIVAS  DO PIBID LÍNGUA ESPANHOLA (CAPF) no dia 19 de março de 2024 no formato online durante 2h.

Para acesso à essa apresentação, clicar AQUI.

___________________________________________________________________________________

TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO COM VISTAS À LATINIDADE

Este minicurso foi promovido pelo Subprojeto do Residência Pedagógica de Letras – Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras da Faculdade de Letras e Artes – FALA/UERN, via Google Meet, ocorrido em 05 de agosto de 2023, com duração de 03 horas.


Para acesso à apresentação, clicar AQUI

___________________________________________________________________________________

O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. 

Esta palestra ocorreu durante o III Encontro de Pesquisa e formação docente das Licenciaturas em Letras do CNAT, às 14h do dia 19 de julho de 2023 no Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.


Acesso aos slides dessa apresentação AQUI

___________________________________________________________________________________

O TRATAMENTO DIDÁTICO DO TL PARA O ENSINO DE LÍNGUAS


Esta conferência ocorreu em abril de 2023 e foi destinada ao público de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Confira a apresentação AQUI.


___________________________________________________________________________________


O LUGAR DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA  DOS TEXTOS LITERÁRIOS

Este minicurso  foi ministrado durante o IX CONGRESO NORDESTINO ocorrido na UFC nos dias 19 a 21 de out. de 2022. 

Resumo: A partir de um recorte de tese onde se investigou - nas seções destinadas à habilidade leitora de todos os livros didáticos de espanhol indicados pelo Guia do PNLD/2018 - as questões atinentes à leitura dos textos literários e ao conceito de latinidade, e ste minicurso tem como objetivo, além de socializar os resultados obtidos neste estudo, apresentar sugestões para o desenvolvimento de uma prática de leitura com vistas à latinidade. Trazer essa discussão à tona se faz necessário porque, enquanto professores de língua espanhola em continente americano, não é possível que se silencie os eventos e cenários que correspondem ao contexto da América Latina quando se tem nas mãos a leitura de um texto literário (TL). Ainda mais quando, atualmente, o governo federal adota uma política educacional que limita a oferta de apenas uma língua estrangeira, o inglês, idioma que representa os interesses norte-americanos no nosso continente. Portanto, neste contexto de resistência do ensino de língua espanhola, faz-se necessário a promoção de discussões em torno ao cenário latino-americano e que se faça uso da literatura em seus mais variados gêneros para este fim. Desse modo, é possível construir uma educação com vistas à liberdade, pois quando se tem ciência de que o povo é oprimido, é quando se formam cidadãos críticos, reflexivos e autônomos. Para isto, no que se refere às questões que envolvem a leitura literária serão trazidas as concepções de Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002), Solé (2009), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) e, para tratar de questões referentes à latinidade e sua literatura, as concepções de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Rama (1979), Cáceres (1980), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006).

Palavras-chave: Leitura; Texto literário; Latinidade.

Acesso aos slides dessa apresentação AQUI

Mesa-redonda: O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO DE E/LE: AÇÕES PREVISTAS E AÇÕES REALIZADAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO.

Esta mesa esteve distribuída em 3 contextos. No meu caso, fiquei responsável pelo contexto: Coleções de livros para o ensino de espanhol sugeridas pelo Guia do PNLD/2018.

Ver os slides de toda a mesa AQUI

__________________________________________________________________________________

TRATAMENTO DIDÁTICO DO TL COM VISTAS À LATINIDADE


Este minicurso ocorreu durante o 
V CONGRESSO INTERNACIONAL ÁGORA DE PESQUISA EM ENSINO DE IDIOMAS realizado na modalide online nos dias 12 e 13 de maio de 2022. 

Resumo: Este minicurso tem como objetivo discutir e apresentar sugestões para o desenvolvimento de uma prática de leitura, a partir de textos literários (TL), com vistas à latinidade. Esta proposta advém de um recorte de tese onde se investigou, nas seções destinadas à habilidade leitora de todos os livros didáticos de espanhol indicados pelo Guia do PNLD/2018 para o ensino médio, as questões atinentes ao conceito de latinidade. Trazer essa discussão à tona se faz necessário porque, enquanto professores de língua espanhola em continente americano, não é possível que se silencie os eventos e cenários que correspondem ao contexto da América Latina quando se tem nas mãos a literatura. Ainda mais quando, atualmente, o governo federal adota uma política educacional que limita a oferta de apenas uma língua estrangeira, o inglês, idioma que representa os interesses norte-americanos no nosso continente. Portanto, neste contexto de resistência do ensino de língua espanhola, faz-se necessário a promoção de discussões em torno ao cenário latino-americano e que se faça uso da literatura em seus mais variados gêneros para este fim. Desse modo, é possível construir uma educação com vistas à liberdade, pois quando se tem ciência de que o povo é oprimido, é quando se formam cidadãos críticos, reflexivos e autônomos. Para isto, no que se refere às questões que envolvem a leitura literária serão trazidas as concepções de Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002), Solé (2009), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) e, para tratar de questões referentes à latinidade e sua literatura, as concepções de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Rama (1979), Cáceres (1980), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006).

Palavras-chaves: Língua espanhola; Texto literário; Leitura; Latinidade.

Acesso aos slides AQUI. 

____________________________________________________________________

WEBINÁRIO: O tratamento didático de textos literários nos livros do PNLD

No dia 28 de outubro/2021, o Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Leitura e (Re)Leitura do Mundo (GPLEER) que eu faço parte, realizou 4º Webinário, em comemoração aos 10 anos de pesquisas do grupo, e abordará “O tratamento didático de textos literários nos livros do PNLD”. Na ocasião, a profª Dra. Gleicyane Feitosa Gomes Torres (IFCE) e a profª Dra. Regiane Santos Cabral de Paiva (UERN) socializaram seus resultados de pesquisa. No meu caso.  O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube do GPLEER, às 19h. 

Neste webinário socializei os resultados da minha pesquisa de tese. Acesso ao material AQUI.

___________________________________________________________________________________

AS PRÁTICAS DE LEITURA POR MEIO DOS TEXTOS LITERÁRIOS NOS MANUAIS DE ESPANHOL DO PNLD/2018.

Este trabalho foi apresentado para a Mesa-redonda 3 (15h30min às 17h30min): O tratamento didático da literatura nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) em ocasião do evento virtual: IV COLÓQUIO DO GPLEER ocorrido no dia 11 de nov. de 2020.


Acesso aos slides da minha apresentação AQUI.

_________________________________________________________________________________

TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO PARA A PRÁTICA DE LEITURA


Este minicurso foi promovido pelo Subprojeto do Residência Pedagógica de Letras – Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras da Faculdade de Letras e Artes – FALA/UERN, via Google Meet, ocorrido em 10 de junho de 2021, com duração de 03 horas.

Slides da apresentação AQUI


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ENSEÑANZA DE GRAMÁTICA EN CLASE DE LENGUA ESPAÑOLA EN NIVEL INICIAL: UN ABORDAJE CONSTRUCTIVISTA Y REFLEXIVO 


Una de las cuestiones más complejas respecto a la enseñanza de lengua española es la forma con que se deben abordar determinados contenidos gramaticales en nivel inicial. Generalmente, se presenta primero, a los alumnos, el contenido y sus reglas, sin antes provocar una reflexión sobre su uso y función de forma constructivista, eso porque, muchas veces, el profesor de lengua cree que la enseñanza de gramática ya se ha consolidado de tal forma como una práctica mecánica y “bancária”, que poco se puede hacer para cambiarlo. Sin embargo, es posible apoyarse en dos principios antes de abordar determinado contenido: el constructivismo, que propone la participación activa del alumno en el proceso del aprendizaje, y la gramática reflexiva, que parte de la reflexión con base en el conocimiento intuitivo de los mecanismos de la lengua para llegar al dominio consciente de sus recursos.  A partir de esas perspectivas, este cursillo tendrá por objetivo presentar algunas estrategias de enseñanza dirigidas al estudio de algunos contenidos gramaticales aplicados a estudiantes brasileños en clases de español en nivel inicial. 

Oficina apresentada  no VII Congresso Nordestino de Espanhol, celebrado em Natal, RN, durante o período de 22/05/2018 a 25/05/2018 no IFRN. 
Clique AQUI para acesso aos slides. 

___________________________________________________________________________________

USO DO TEXTO LITERÁRIO ENQUANTO MATERIAL DIDÁTICO: REFLEXÃO E PRÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Este minicurso tem o propósito de socializar a experiência e o resultado de uma ação extensionista onde ofertamos cursos e oficinas para professores de espanhol do ensino médio da rede pública de Mossoró. Nesta ação, propusemos os cursos para mostrar algumas pesquisas desenvolvidas com o Texto Literário (TL) enquanto ferramenta de ensino para a aprendizagem em língua espanhola e questões relativas ao gênero literário e material autêntico. Por meio de oficinas, sugerimos atividades a serem aplicadas em sala de aula onde o TL possa ser explorado para trabalhar qualquer conteúdo proposto nos dois manuais didáticos de língua espanhola das escolas estes professores atuam. Neste sentido, por meio deste minicurso, nossos cursistas terão a oportunidade de ter contato com referencial bibliográfico relativo ao tema, bem como às atividades que foram elaboradas para cada unidade dos dois manuais didáticos (Enlaces e Cercanía) tendo como objeto de ensino o TL.

Minicurso apresentado em ocasião do II SINALLE/2016 (23 a 35 de novembro) 

Clique aqui para ter acesso ao artigo. Ver p. 815. 

__________________________________________________________________________


MATERIAL LITERÁRIO EM AULAS DE E/LE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Este minicurso foi o resultado de um apanhado dos artigos que já publiquei sobre a relação entre texto literário e ensino de língua.  

Período de realização: 06 e 07 de junho/2013 na Faculdade de Letras e Artes da UERN durante o evento em homenagem a Saussure.

Para ter acesso aos slides apresentados durante o minicurso CLIQUE AQUI.

__________________________________________________________________________________

MINICURSO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA: QUANDO O SABER LINGUÍSTICO NÃO É SUFICIENTE*

Nosso minicurso pretende instigar uma reflexão sobre a relação entre práticas pedagógicas e ensino de línguas, tendo em vista que existe uma falsa crença de que aquele profissional dotado de conhecimentos linguísticos, culturais ou que possui uma grande quantidade de títulos, ou ainda, que tenha vivido experiências no exterior, garante o sucesso do ensino e da aprendizagem da LE. Por outro lado, apesar de todos esses requisitos, constatamos, por meio de conversas informais com estudantes de língua espanhola de diferentes níveis e cursos, incluindo o comunicativo e o superior, que por muitas vezes perdiam o estímulo de estudar a língua porque o professor não “sabia ensinar”. Esta inquietação motivou a que procurássemos reforço nas teorias estudadas no curso de Pedagogia a fim de contribuir com uma melhor formação do professor de língua estrangeira/espanhola. Somando os universos, pedagógico e metodológico, esperamos contribuir para uma prática de ensino de língua mais consistente e humana.

*Minicurso apresentado durante o II Colóquio do Geppele na UFC (21.11.2013)
CLIQUE AQUI para ter acesso aos slides da apresentação.

__________________________________________________________________________________________

MINICURSO: O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Ementa: Neste minicurso discutiremos questões relacionadas ao ensino de literatura abordando aspectos teóricos e práticos acerca do trabalho realizado com obras literárias nas escolas e, enfatizando os principais desafios que os professores de língua materna enfrentam no que se refere a inserção de textos literários nas salas de aula. Destacaremos ainda, a importância do letramento literário para formação de leitores, apresentamos uma proposta de trabalho com uma obra literária que poderá ser desenvolvida na educação básica. Para tanto, nos embasaremos nos pressupostos de Cosson (2009), Martins (2006), Antunes (2009), Sampaio (2008), Villardi (1997), entre outros estudiosos que refletem sobre a leitura literária e o ensino de literatura.

Evento: IV SETEPE- Semana de estudo, teorias e práticas educaticas-
Data: 16 e 17/02/2012.
Proponentes:
Maria Gorete Paulo Torres – Aluna Regular do Mestrado em Letras- PPGL/CAMEAM/UERN
Regiane Santos Cabral de Paiva – Aluna Regular do Mestrado em Letras- PPGL/CAMEAM/UERN
Maria Lúcia Pessoa Sampaio – Professora do PPGL/CAMEAM/UERN
Clique AQUI para ter acesso aos slides dessa apresentação

___________________________________________________________________________________

Minicurso: PRÁTICA PEDAGÓGICA E ENSINO DE LÍNGUAS

Ementa: O minicurso se norteará pelos seguintes aspectos: sobre o real significado do verbo ensinar (FREIRE, 1998); competência docente (PERRENOUD, 2001; ALONSO, 2003) e dimensões de ensino de uma língua (MARTINEZ, 2009; AMEIDA FILHO, 2008). Com a união destes aspectos sugere-se uma prática pedagógica de ensino de línguas que desperte no professor um interesse pelas etapas constituintes do seu âmbito profissional: o antes, o durante e o depois da aula.  

PROPONENTE: Regiane S. Cabral de Paiva

Evento: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura

Data: De 11 a 13 de agosto de 2010 – Pau dos Ferros/RN – Brasil
Clique AQUI  para acesso aos slides. 

Comentários

Postagens mais visitadas